São Carlos.
Antigamente conhecida como São Carlos dos Pinhais, a cidade atualmente São Carlos possui algumas centenas de milhares de habitantes, em maioria morando na região Central (que fica limitada por duas estradas estaduais paulistas - Rodovia Washington Luiz é a principal).
Uma cidade que tem uma Avenida principal de nome homônimo da cidade, cortando a cidade ao meio, com bastante fluxo de automóveis e comércio, mas que não chegou a supersaturar. Ruas centrais com parquímetros para todos os lados. Belas Igrejas Católicas, duas Universidades de prestígio e bem importantes no cenário educacional brasileira, quiçá mundial, empresas de tecnologia de ponta prestes a chegar. Praças bem cuidadas, uma rodoviária pequena e ruas menores precisando de melhores cuidados das autoridades municipais.
Atualmente repete as cores partidárias passadas. Existe, por conta disso, uma grande disputa entre o município e o governo estadual por conta da intenção deste de instalar aqui uma espécie de presídio a menores infratores. Mas não é mérito desse texto discutir quaisquer bandeiras partidárias, qualquer feito político, ou similaridades que envolvam tais reflexões.
Em primeira percepção da cidade é que é pacata, calma, pequena. Em segunda vista, muitas lanchonetes, barzinhos e repúblicas de estudantes. Só duas casas noturnas para agitar. E poucas agências bancárias (em dia de recebimento de salário, é simplesmente impossível entrar em qualquer banco). Isto é, é mesmo uma cidade pacata.
Para maiores informações, há pouco, alguns dias atrás, foi lançado um livro comemorativo da cidade, em que é ilustradas as várias situações atípicas, curiosas da cidade. Mas ainda não farei publicidade da obra que, ao meu ver, é muito mais direcionada aos acadêmicos do que ao público de forma geral, uma vez que o preço dele se mostra pouco popular; porém, em breve, vou postar vídeos e fotos dos pontos dessa cidade, com uma perspectiva de um jovem que busca diversão, locais para visitar e muito mais.
Enquanto isso, vou curtindo minhas férias da faculdade e seguindo para meu próximo destino: São Paulo, capital. Que fique claro: há tanto por se mostrar, falar e comentar sobre São Paulo que farei isso aos poucos.
sábado, 13 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário