sábado, 13 de dezembro de 2008

São Carlos

São Carlos.

Antigamente conhecida como São Carlos dos Pinhais, a cidade atualmente São Carlos possui algumas centenas de milhares de habitantes, em maioria morando na região Central (que fica limitada por duas estradas estaduais paulistas - Rodovia Washington Luiz é a principal).

Uma cidade que tem uma Avenida principal de nome homônimo da cidade, cortando a cidade ao meio, com bastante fluxo de automóveis e comércio, mas que não chegou a supersaturar. Ruas centrais com parquímetros para todos os lados. Belas Igrejas Católicas, duas Universidades de prestígio e bem importantes no cenário educacional brasileira, quiçá mundial, empresas de tecnologia de ponta prestes a chegar. Praças bem cuidadas, uma rodoviária pequena e ruas menores precisando de melhores cuidados das autoridades municipais.

Atualmente repete as cores partidárias passadas. Existe, por conta disso, uma grande disputa entre o município e o governo estadual por conta da intenção deste de instalar aqui uma espécie de presídio a menores infratores. Mas não é mérito desse texto discutir quaisquer bandeiras partidárias, qualquer feito político, ou similaridades que envolvam tais reflexões.

Em primeira percepção da cidade é que é pacata, calma, pequena. Em segunda vista, muitas lanchonetes, barzinhos e repúblicas de estudantes. Só duas casas noturnas para agitar. E poucas agências bancárias (em dia de recebimento de salário, é simplesmente impossível entrar em qualquer banco). Isto é, é mesmo uma cidade pacata.

Para maiores informações, há pouco, alguns dias atrás, foi lançado um livro comemorativo da cidade, em que é ilustradas as várias situações atípicas, curiosas da cidade. Mas ainda não farei publicidade da obra que, ao meu ver, é muito mais direcionada aos acadêmicos do que ao público de forma geral, uma vez que o preço dele se mostra pouco popular; porém, em breve, vou postar vídeos e fotos dos pontos dessa cidade, com uma perspectiva de um jovem que busca diversão, locais para visitar e muito mais.

Enquanto isso, vou curtindo minhas férias da faculdade e seguindo para meu próximo destino: São Paulo, capital. Que fique claro: há tanto por se mostrar, falar e comentar sobre São Paulo que farei isso aos poucos.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Início desta Intrépida Viagem sem volta

Olá.

Muitos talvez possam se perguntar qual é a função de um blog. E, não diferente dos conceitos já mundanamente conhecidos, eis mais um espaço para se expor idéias, quase que um diário de acontecimentos corriqueiros, ou mesmo de idéias, impressões, expressões ou qualquer valor que se valha a ser compartilhado.

Eu não vou uma pessoa que pode viajar ao bel-prazer, mas que em tempos, me regozijo ao deleite de me dedicar às estradas que me levam a direções a serem desvendadas.

Opinões minhas serão expressadas conforme forem as mudanças de cenários, de acordo com cada vasto horizonte a ser enxergado. E eis-me realizando parte de um sonho antigo, que não se limitava apenas em narrar as aventuras de um corpo que presente se leva aos destinos, mas, também, de um espírito que procura expandir os diferentes referenciais.

Pois bem, parto agora em viagem por essa realização. E conforme forem os acontecimentos de minha vida, não os citarem pura e simplesmente como uma narrativa; serão, porém, resenhas de cada aspecto vislumbrado, para que sejam comunicados, dialogados, discutidos, vivenciados por palavras.

E não esperem só por "novidades" do presente, tampouco aguardem por linearidade. Poderão surgir comentários, sem que sejam obedecidas ordens de seqüenciamento, de esperança para um futuro, como também cinismo de memórias estragadas pelo tempo. Para estes casos, espero a oportunidade de refazer a viagem, a fim de remodelar as minhas concepções negativas para torná-las magistralmente agradabilíssimas.

Próximo destino: São Carlos, SP.